quinta-feira, outubro 26, 2006

Eu blogo, tu blogas, ele bloga

Como boa sagitariana, sou irritantemente curiosa. Há cerca de um ano fui apresentada aos primeiros blogs. E, aí, deu no que deu. Fui querer saber melhor do que se tratava essa “coisa” e acabei entrando para a blogosfera. Sem grandes pretensões, vale dizer, apenas a de experimentar. E assim continuo: experimentando. E gostando desta despretensiosa aventura de pseudoescritora e da troca de figurinhas entre antigos e novos amigos nesses pontos de encontro virtuais. Confesso ter andado um pouco distante do Sarau. Mas, aqui estou. E isso é um vício!

Lia esta semana no UOL sobre o The BOBs, nome simpático que apelida o concurso Best of Blogs, promovido pelo grupo de mídia alemão Deutsche Welle para escolher os 15 melhores blogs do mundo em 10 idiomas e que já está em sua terceira edição. Parece que este “novo” formato está mesmo se afirmando. E o mais bacana: ele é democrático, um verdadeiro do-it-yourself literário-cultural. Basta estar plugado e somos todos os donos de nossos próprios veículos de comunicação!

Como tudo que é relativamente novo inspira questionamentos e reflexões, estudiosos das mais diversas áreas vêm dedicando tempo e fosfato a traduzir “fenômenos digitais” como este. Cito particularmente a iniciativa de minha cara e admirada amiga Ana Carmen Foschini, jornalista apaixonada pelos mistérios da rede que, em parceria com seu colega de profissão Roberto Romano Taddei, realizou uma série de livros digitais que compõem a Coleção Conquiste a Rede. São quatro volumes dedicados aos seguintes temas: Blog, Podcast, Flog & Vlog e Jornalismo Cidadão. Todos em linguagem simples e distante dos jargões, esclarecem, dão dicas e buscam informar o internauta e motivá-lo a explorar as possibilidades de interação autoral apresentadas pela web. No volume sobre blogs, por exemplo, de forma resumida apresentam-se a história da criação do formato, seu advento e as mudanças no uso e apropriação ao longo dos anos, dicas sobre o que postar, ressalvas sobre direitos autorais, entre outros assuntos de interesse tanto para blogueiros iniciantes quanto para os inciados.

Os livros da Coleção Conquiste a Rede estão no site http://www.overmundo.com.br/ e no recém lançado http://www.anacarmen.com/. O download é gratuito. Pela licença Creative Commons (www.creativecommons.org.br), a coleção pode ser distribuída livremente, com os devidos créditos, desde que não haja fins lucrativos. Recomendo!

Para terminar, às vezes ainda me questiono se tenho estofo suficiente para me atrever a ventilar opiniões entre tantos blogueiros tarimbados. Intuo que esta seja uma dúvida saudável. Enfim, a autocrítica é outra característica comum aos nativos de Júpiter.

8 comentários:

udi disse...

falar em sincronicidade parece pouco quando acabo de deixar um comentário no Arguta onde brinco com o Flávio sobre o signo astrológico dele, venho prá cá e o seu post começa com você "revelando" ser uma sagitariana.
mas não pára por aí, sigo lendo suas tão esclarecedoras considerações sobre os blogs e penso "vou aproveitar a deixa e recomendar a Ana Carmen"... preciso dizer mais?!

Amanda Arthur disse...

Udi,
Estou chegando à conclusão de que pessoas com interesses e visão de mundo comuns estão sempre em sincronia...
Beijo,
Amanda, uma sagitariana discreta mas autêntica!

Ana Carmen disse...

Amanda, fico contente em participar dessa "troca de figurinhas" pela web. Se não fosse por mais nada, só pelo momento criativo, ela já valeria a pena.

Logicamente, há muito mais. Você escreve bem, tem olhos para ver e faz muitas informações bacanas circularem. Vivas para o Sarau Balzac!

Amanda Arthur disse...

Ana,
Obrigada pela visita ao Sarau!
E pelo comentário... Diria que AINDA estou apredendo a blogar!
E graças aos toques do seu livro digital, mais e melhor, espero.

Cá disse...

Oi Amandita,
uma pena eu só ter começado a ler seu blog hoje. muito tarde...Mas é delicioso ver como vc fala dos diversos assuntos com uma delicadeza e inteligência única. Não que vc não seha assim pessoalmente. Com certeza tentarei lê-lo sempre, mas será difícil deixar comentários no mesmo nível. Parabéns!

Amanda Arthur disse...

Cá,
Obrigada pela visita. Serás sempre bem-vinda, priminha!
Beijo,
Amanda

Flavio Ferrari disse...

Caríssima Amandita ... seu blog está "bombando" ... bastou você voltar a escrever com paixão.
Vou daunloudar a Ana Carmen...
E quanto à sua dúvida final, você de fato é magrinha, mas tem estofo de sobra.
Não sei o que você considera um blogueiro tarimbado, mas melhor do que isso é uma blogueira desencanada ...

Amanda Arthur disse...

Flávio,
Você me presenteou com o primeiro sorriso do dia.
Obrigada!
Beijo carinhoso,
Amandita