quarta-feira, maio 23, 2007

Quadrilha da saudade

O céu azul-cinza
A garoinha chora
Aos pensamentros rega
As sementes de outrora

domingo, maio 13, 2007

Reflexões no Dia das Mães

Entre merecidas homenagens, palavras e versos elogiosos e carregados de reconhecimento, lamento mas não posso deixar de notar e lembrar as numerosas mulheres em idade fértil sendo preteridas na disputa por postos de trabalho pelo "inconveniente" de uma iminente licença maternidade... Comentar o quanto salta aos olhos a luta de mulheres americanas por uma lei que proteja as lactantes de discriminação no trabalho (vide artigo do Hearst Newspaper entre as manchetes do UOL de hoje)... Recordar as domésticas diaristas que, ofegantes e extenuadas, trabalham até a última semana de gravidez para "garantir" seu sustento durante o curtíssimo período em que ficarão afastadas de seu ganha-pão...
Parece-me que há muito o que corrigir, há muita discussão e mudança a fazer antes que possamos comemorar verdadeiramente esta data.
Sei que os comentários são ácidos e que de uma futura mamãe se esperam um pouco mais de doçura e sensibilidade. Estas estão aqui, intocadas. Mas, as verdades, de tão latentes, superaram minha sincera e explícita vaidade por começar a pertencer a este grupo.
Entendo que o direito à maternidade deveria fazer parte da agenda de responsabilidade social das empresas que nesta filosofia se dizem alicerçadas. Deveria também ser objeto de discussões e sugestões sem fim nesta data. Lamento que ainda não o sejam. Mas planto aqui minha sementinha, esperando que seja compartilhada por muitos.

PS: Por algum desconhecido e incômodo motivo não consegui postar comentários nos blogs amigos hoje. Por isso a ausência.

domingo, maio 06, 2007

Off line, on road



Durante boa parte desta semana estive em visita às Minas Gerais, hospedada numa simpática pousada em Capitólio, às margens do Lago de Furnas. Lugar paradisíaco, como há muito não visitava, circundado de cachoeiras e ofurôs naturais, colinas verdinhas e aromatizadas pelo cheiro reconfortante da terra. Um dos incontáveis recantos turísticos do nosso Brasil, que se faz lembrar "gigante pela própria natureza" nestes locais.
Lá, abraçada pela natureza, eu que ando muito em contato com a minha, senti-me bastante abençoada pelos momentos compartilhados não só com o belo cenário, mas com amigos queridos, compadres com quem pude dividir longas e animadas prosas. De certa forma, vivia também certo luxo por estar ali, de "papo pro ar" em tempos em que ando precisando de empréstimos de tempo no banco de Chronos. Mas, nada como recarregar as baterias e voltar ao dia-a-dia com os olhos e o coração mais limpos e frescos, a mente sã, o corpo idem.
A foto é uma amostra. Dica dada e sustentada!