quinta-feira, dezembro 15, 2005

Ritualizar é preciso


Final de ano e a típica maratona de jantares, comemorações e todo tipo de eventos sociais se inicia com grande entusiasmo. Nesse turbilhão de festividades, entre um aperitivo e outro, surpreendo-me com alguma frequência indagando o porquê de tantas alegrias com hora marcada, de uns quantos encontros entre colegas e parentes que acontecem uma única vez ao ano, naquele mesmo dia, daquela mesma forma. Sob um olhar rápido, os sorrisos e cumprimentos parecem até forjados e mecânicos. Mas, ao observar melhor, percebo que há nesses rituais, com todos os seus gestos tradicionais, um propósito relevante.

São como grandes algarismos em nosso relógio da vida, marcando o passar do tempo e o significado de cada etapa. Pêndulos que soam alto e que nos fazem parar por um longo instante para observar e refletir. Sobre amigos e familiares presentes e ausentes, relações, tempo e espaço nos quais interferimos. Sobre como “tiquetaqueamos” por aí!

13 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Não sei se gosto de rituais.
Provavelmente não.
Mas é fato que os rituais sustentam as instituições, que sem eles se fragmentam, sob a imensa pressão do cotidiano.

Amanda Arthur disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Udi disse...

Querida Amanda,
Os antigos (de várias culturas e épocas diferentes) celebravam rituais para demarcar a passagem do tempo relacionados com as manifestações da natureza como por exemplo as mudanças das estações: primavera, verão, outono e inverno.
Minha opinião é que rituais desse tipo ajudavam o bicho-homem a entender o que se passava à sua volta e, consequentemente, a se entender dentro desse entorno...
Em algum momento perdemos isso e passamos a interferir de tal forma na natureza que já nem temos mais as estações bem definidas...
Quanto a interferir no cotidiano, sou totalmente a favor... sempre focando na preservação de nossa essência (seria esse o roteiro?)
Será que esse discurso está muito "acabei de chegar de Machu Picchu"? :)

Amanda Arthur disse...

Udi, querida,
Surpreendo-me sempre com o fato de haver várias maneiras para se dizer algo, para descrever sentimentos irmãos. Valeu pelas observações!
E por prestigiar esse espaço no qual me descubro e ritualizo.
P.S.: Talvez estejamos reinventando os próprios rituais. Será?!

Amanda Arthur disse...

Certamente, Flávio...
E que é o cotidiano se não uma repetição interminável de rituais? Sem eles ficaríamos confusos sobre a ordem das coisas. Funcionam como um script, uma "colinha" de como "devemos" viver. Mas, acredito também que devemos, de quando em quando, interferir e reescrever esses scripts para que a mesmice e o tédio (nessa ordem!)não se instalem. Está aí um dos nossos grandes desafios: recriar o cotidiano sem destruir o roteiro que nos serve base!

udi disse...

Decerto que sim!
Viva a criatividade daqueles que - com sua generosidade - criam seus blogs para compartilhar de suas idéias com os amigos e aproximá-los.
Acessar este Sarau é um dos novos rituais de meu cotidiano.

Anônimo disse...

Hello! І've been following your site for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Humble Tx! Just wanted to mention keep up the great job!

my web blog ... V2 Cigs
Also see my website :: v2 cig review

Anônimo disse...

Someοne еssеntiаlly lеnd a hand to make severely ρoѕts I'd state. This is the very first time I frequented your website page and so far? I surprised with the analysis you made to create this actual submit incredible. Great job!

My webpage - http://www.fellowship.se
Also see my page: V2 Cigs Assessment - V2 Cigs For Superior Wellness?

Anônimo disse...

Spot on wіth thіs writе-up, Ӏ truly thinκ this website neeԁs much
mоre аttention. I'll probably be returning to read more, thanks for the advice!

my web page :: click through the up coming website page

Anônimo disse...

It's really a cool and useful piece of info. I am glad that you simply shared this useful info with us. Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.

Check out my homepage :: http://scratchwiki.shirky.com/wiki/index.php?title=All_About_The_V2_Electronic_Cigarette

Anônimo disse...

What's up, all is going fine here and ofcourse every one is sharing data, that's асtually gooԁ, keеρ up writing.


Alsо visit my webpagе - ning.com

Anônimo disse...

I haνe read a fеw gooԁ stuff here.
Certainlу value bookmaгking for revisitіng.
I surprise hoω a lot effort you place to crеаte thiѕ soгt οf great informativе web site.


Look at my pаge; V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

We would suggest stopping by the helpful website for additional info.



Feel free to visit my blog; http://www.marsvenusatwork.com/